Google
 

31.10.07

Locais de paz e tranquilidade

Uma dica para entrar no clima do feriadão: que tal passar alguns dias num mosteiro? Afastado dos homens, entre ao bucolismo da natureza, pode-se entrar em contato consigo mesmo, unindo mente, alma e espírito numa única fonte de energia.
O mosteiro abaixo é uma boa opção. Isso sim que é levar ao extremo o "afastar-se do homem".
Alguém se arrisca?



Neste site você encontra mais fotos deste e de outros mosteiros em locais tão inóspitos quanto.

Marcadores:

30.10.07

Sobre a poluição visual em São Paulo - III

Conhecem a boa e velha carrocinha, não? Pois agora ela foi adaptada, e as ruas de São Paulo conheceram a Tropa de Elite do movimento Cidade Limpa.

As faixas indevidas que se cuidem!!!







Fonte: BlueBus

Marcadores:

Sobre a poluição visual em São Paulo - II

Não há como negar que, em uma megalópole como São Paulo, a imensidão de placas, cartazes, outdoors e demais formas de comunicação pública visual causa um certo desconforto por parte da população, aquela sensação de se estar jogado em meio ao lixo de poluição visual.
Ainda assim, atitudes como as tomadas pela prefeitura de São Paulo prometem, antes de trazer uma solução para o problema, acirrar a discussão sobre o tema. Proibir a distribuição de folders e flyers nos sinais e limitar a exibição de outdoors são sim medidas úteis. Mas será que proibir a distribuição de jornais de circulação gratuita (felizmente essa determinação já foi revogada – e quem disse que o casamento Executivo/Legislativo não oferece respostas rápidas?), bem como a exibição de placas e qualquer tipo de comunicação dentro dos espaços privados, e limitar o tamanho das placas utilizadas nas fachadas das lojas não é um exagero? Se o particular está sendo privado dos abusos cometidos no espaço público, até que ponto o público tem o direito e o poder de intervir nas atitudes tomadas dentro do espaço privado?
Talvez por não morar em São Paulo – e, consequentemente, por não estar exposto diariamente a essa situação – e por me identificar com a classe dos “criadores de comunicação”, eu tenha alguns questionamentos acerca desta posição do executivo municipal. Uma coisa é limitar a utilização do espaço público, atitude que certamente visa ao beneficio e ao engrandecimento do bem-estar dos habitantes da cidade. Outra, é fazer mal-uso do poder que se tem à mão, passando a impor uma política de “boa vizinhança” que, infelizmente, por melhor que sejam as intenções, pode em sua execução ser comparada ao fantasma da censura travestido com um rompante de bons modos.

Marcadores:

Sobre a poluição visual em São Paulo - I

Comentário de Sergio Viriato, publicado no BlueBus:

O comércio de São Paulo, que é responsável por quase 40% dos estabelecimentos e 20% dos empregos formais de São Paulo, está impedido de utilizar a publicidade para anunciar seus produtos e ofertas. Primeiro a Prefeitura impôs grandes restrições aos letreiros e indicativos das fachadas. Estabelecimentos com quase 100 metros de frente só podem utilizar 4 m2 de suas fachadas para colocar seu nome. Localizar lojas na cidade tornou-se um desafio. Se você não é um cliente habitual, prepare-se para dar muitas voltas até encontrar a loja que está procurando. Imagine: na marginal Tietê, uma via expressa com mais de 60m de largura em alguns pontos, onde as lojas têm um afastamento de até 30 metros da via, você precisa achar um letreiro de 2m de comprimento.
O recurso de colocar uma placa indicativa – Shopping XXX, próxima saída – ou mesmo a clássica faixa “Sob nova direção” foi proibido pela mesma lei, que eliminou a publicidade exterior na cidade. Além de não poderem indicar a localização de seus negócios, ou usar o terreno de suas próprias lojas para se promoverem, os comerciantes também não podem anunciar seus produtos, serviços e ofertas em espaços privados de outras pessoas.
Depois, o prefeito interferiu nas vitrines. Os comerciantes estão proibidos de anunciar promoções, ofertas e descontos dentro de suas lojas que sejam visíveis das ruas. Não podem botar fotos dos produtos que vendem em suas vitrines e fachadas. Se você vende perfumes, só pode botar aqueles frasquinhos mínimos. Se você vende piscinas, tem que botar a piscina na vitrine. Nada de fotos.
Os teatros, cinemas e outras atividades culturais, que têm uma programação que muda frequentemente, não podem anunciar suas atrações nas fachadas ou vitrines. Com certeza o prefeito também acha que o setor cultural não precisa disso.
Agora o prefeito proibiu a distribuição de qualquer tipo de folhetos, panfletos e qualquer outro tipo de material que contenha publicidade. E ainda limitou a quantidade de publicidade que os jornais gratuitos de cidade podem ter. Não importa se esta quantidade é suficiente para a sobrevivência destes jornais ou não. Nunca uma prefeitura havia determinado ou limitado a quantidade de páginas publicitárias de um veículo de comunicação. Mas o Prefeito de São Paulo é um inovador.
Hoje em dia, se você abre uma loja em São Paulo, não pode anunciar na sua fachada, na sua vitrine, na sua rua, no seu bairro. Só pode utilizar veículos com uma cobertura geográfica muito maior do que a sua necessidade, a um custo muitas vezes proibitivo. Se você já tem uma loja de rua, compete com tremenda desvantagem com as lojas de shoppings, que podem fazer o que quiserem com seus letreiros, vitrines, e ainda anunciar dentro das verdadeiras cidades que se tornaram os shoppings centers, que podem investir nos grandes veículos para atrair clientes.
Talvez a solução sejam os velhos pregoeiros. Mas aí eles teriam que brigar com os milhares de ambulantes, com os caminhões de pamonha, abacaxi e morango. E mesmo assim, não adiantaria. O prefeito também proibiu isso. Em São Paulo, moça bonita não paga mas também não leva, feirante não fala mas também não vende, e comerciante não anuncia e também na fatura.
Nunca é demais lembrar que estas proibições não se restringem ao comércio. Você não pode ter plástico de sua universidade no carro, ou mesmo aquele adesivo da concessionária - R$ 10 mil de multa. Você não pode ter nada na sua casa possa ser visto da rua e interpretado como publicidade - R$ 10 mil de multa. Tudo que era legal o prefeito proibiu. Mas tudo que já era ilegal continua. Faixas presas nos postes das esquinas, pais-de-santo prometendo a volta da mulher amada, pichações nos muros, vendedores nos faróis e menores explorados nas ruas.
Mas tem mais: o prefeito também se auto-proclamou o responsável pelo meu, o seu , o nosso bem-estar estético - e os vereadores aprovaram. É sempre oportuno nos lembrarmos de Maiakovky:

Na primeira noite, eles se aproximam
e colhem uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem,
pisam as flores, matam nosso cão.
E não dizemos nada.

Até que um dia, o mais frágil deles,
entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua,
e, conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.

Marcadores:

25.10.07

Palavras de um Otimista

A semana está chuvosa.
Um friozinho que não é próprio da época e serve principalmente pra aumentar a saudade da cama.
Bom, também, para algumas reflexões e projeções futuras.

Antes que me esqueça, fica aqui o compromisso para tratar futuramente de dois assuntos (que, ao que tudo indica, têm a chance de se unirem em algum momento próximo):

* O filme Tropa de Elite
* O crescimento vertiginoso da Rede Record

Para não deixar passar um post simplesmente como um mero espaço de recados, finalizamos com a proposta de uma reflexão sobre as palavras de Cândido (ou o Otimista), personagem da obra homônima de Voltaire:

“... as coisas não podem ser de outro modo: pois, como tudo foi criado para uma finalidade, tudo está necessariamente destinado à melhor finalidade.”

Bom pré-fim de samana a todos!

Momento Saúde

Esse post presta um serviço à comunidade como um todo, e mais especificamente às mulheres. Vai como uma homenagem de sétimo dia (funesto trocadilho, é verdade!) ao Dia do Médico, comemorado no último dia 18.



" Candidíase ou monilíase vaginal

É um dos mais irritantes corrimentos. Provoca corrimento espesso tipo nata de leite e geralmente é acompanhado de coceira ou irritação intensa. Candida ou Monília é um fungo e a candidíase é, portanto, uma micose. A candida aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída.
O diagnóstico é clínico, através de exames de laboratório e o papanicolau. O tratamento é a base de antimicóticos mas deve-se tentar tratar as causas da candidiase para evitar as recidivas. É muito importante não confundir o corrimento por cândida com o corrimento por excesso de Bacilos de Doderlein pois neste caso o tratamento é diferente."
Original no site: http://www.gineco.com.br/


Comentário final: É verdade... O incômodo, ao cabo das contas, parece ser exatamente o mesmo, o que nos deixa a certeza de que qualquer semelhança não é mera coincidência. ;)

Seja bem-vinda!

17.10.07

A Tecnologia nossa de cada dia

Por mais que a humanidade evolua a passos largos, criando uma rede de interatividade cada vez mais disseminada (com celulares, TVs e até geladeiras com acesso à internet), um achado da Tecnologia que atualmente vive presente em nossas vivas é o bom e velho (e vocês não têm idéia de como esse "velho" chega rápido!) computador.

Por mais que as inovações se sobreponham, o computador é e ainda por muito tempo vai ser a ferramente mais importante de nosso cotidiano, seja para o trabalho, seja para a diversão ou simplesmente para se comunicar com outras pessoas.


P.S.: Esse post surgiu como uma exigência de uma tarefa de aula.


16.10.07

Blog Action Day


E ontem foi o dia em que milhões de bloggueiros ao redor do mundo se uniram num movimento em prol da preservação da natureza. Escolhido pelos organizadores, o dia 15 de Outubro se transformou no "Blog Action Day". Milhares de blogs ao redor do planeta trataram do mesmo assunto.
Para não ficar de fora, o Verberróide - que também faz parte do movimento - também fará sua contribuição (com um dia de atraso, é verdade, mas o que vale é a intenção).
Para conhecermos os estragos que o descuido nosso de todos os dias causa na natureza, vale a pena utilizarmos 6 minutos para interagir com o site que a Marukin Ad criou especialmente com essa razão.
E, como não se pode falar em preservação ambiental sem trazer à tona a preocupação com o lado social da humanidade, fica aqui a dica para o site de duas instituições que se empenham em proporcionar melhores condições de vida ao mais necessitados:

12.10.07

Googleniana XI - La Donna è Mobile para Crianças

E surpresa! Neste Dia das Crianças, 12 de Outubro, o Google resolveu dar um passo diferente. Como já havia antecipado seu doodle em homenagem às crianças, nesta sexta-feira o portal não fez menção à data. Em contrapartida, o site fez uma homenagem mais do que merecida ao incomparável ídolo da música clássica, Luciano Pavarotti, falecido no último mês. Hoje Pavarotti completaria 72 anos.
Mas, quando já não se esperaria mais nada, eis que outros portais resolvem entrar no clima das homenagens. Como essa não é uma atitude corriqueira, causou certo espanto a ação do Orkut em relação às crianças. Ainda assim, certamente esta é uma homenagem que vale ser lembrada.

Marcadores:

10.10.07

WWF pela Água, pela Vida

E só para não ficar de fora da onda de "conscientização" que toma conta da sociedade nestes últimos anos, também o Verberróide passa a investir na responsabilidade social (é claro que esse comentário tem um enorme quê de sarcasmo, visto que, na realidade, antes de podermos adotar qualquer postura socialmente responsável, deveríamos ter alguma receita da qual pudéssemos extrair os recursos necessários a esse investimento. Trocando em miúdos: já que não temos dinheiro para investir, nossa responsabilidade social fica por conta da conscientização que propomos a todos os internautas).

Como os mais perceptivos já devem ter notado, há algumas poucas semanas estreiou aqui no blog um banner da WWF Brasil (para quem não viu, é só descer até o final da página).

Então, aproveitando o objeto do comentário, publicamos aqui a campanha "Água para Todos, Água para a Vida". Nas peças, a Fundação aborda o tema da água, expondo os males que serão causado à humanidade se continuarmos trantado este bem tão precioso de forma assim relapsa.

(O mais interessante é que os arquivos dessas campanhas encontram disponíveis no site da fundação para quem quiser tomar a atitude de divulgá-las de forma voluntária.)




Marcadores: ,

8.10.07

Adequação aos Tempos

Quando o assunto é o lanche do McDonald´s, eu ainda sustento a mesma opinião já expressada em um outro post. Ainda assim, quando o assunto é a comunicação do McDonald´s, sou obrigado a reconhecer que eles, realmente, saem na frente dos demais com algumas de suas ações. A novidade é este outdoor, criado pela Leo Burnett de Chicago. A peça anuncia saladas frescas nos restaurantes da rede. As letras sao formadas por alfaces - elas foram plantadas no outdoor ainda como mudas e estao sendo cultivadas por horticultores contratados pela própria agência.É ou não de se reconhecer que a lanchonete tem uma incrível capacidade de se adaptar às exigências do mercado? Numa época em que os consumidores estão atentos aos perigos de uma dieta rica em gorduras e porcarias, a rede utiliza-se de uma estratégia inovadora para sair na frente das concorrentes num terreno que até então não era o seu forte (o das saladas).

Marcadores: ,

5.10.07

Já chegamos a esse ponto?

Trecho "surrupiado" de uma conversa entre duas moças:

"... acordei tinha alguém beijando e beijando e beijando. Aí olhei pro lado e vi minha mãe. Perguntei pra ela: ´Mãe, tá tudo bem?´. Ela me respondeu: ´Ai filha, é que eu te amo tanto, tanto´. Achei que ela tivesse ficado doente..."

Sem mais comentários.

Marcadores:

4.10.07

Googleniana X - Sputnik

Para homenagear os 50 anos do lançamento do Sputnik* ("amigo", em russo), o Google voltou hoje a atacar.

* Um pouco de história: O Sputnik, lançado pelos russos em 4 de Outubro de 1957, foi o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra.

Marcadores:

Sobre a futilidade humana

Mesmo não sendo antropólogo, às vezes me pego observando a famigerada raça humana. No correr dessa semana, uma dessas observações me levou a uma constatação: como o ser humano é fútil!

Assistimos uma palestra com o jornalista e âncora do Jornal da Globo, Wiliam Waack, sobre a conjuntura políticas e econômicas no Brasil. Até aí tudo bem. Uma explanação convicta, amparada pelo conteúdo comum a quem realmente entende daquilo que fala, sob a forma de um “diálogo informal” entre o convidado e a platéia. Deixando à parte a qualidade da palestra, o fato que me surpreendeu aconteceu depois: após o término do cerimonial, um bom número dos estudantes presentes (afinal de contas, o evento aconteceu dentro da Universidade – fato que explica a predominância destas estranhas formas de vida chamadas de “estudantes”) foi até o palco para tirar fotos do (e com o) jornalista. Quando vi a arrevoada de flashes cuspidos por máquinas fotográficas insanas, deparei-me com um pensamento: “Coméquepóde?” (no bom dialeto catarinês!).

De alguma forma, o que me indignou foi a certeza palpável de que a maior parte daquelas pessoas que lá estavam, dispostas a sacar uma foto do ilustre convidado, estavam ali não por gostarem ou por quererem mais informações sobre o assunto. A grande maioria estava ali simplesmente porque queriam uma foto com o “apresentador do Jornal da Globo”. Podia-se ser em vários rostos a expressão “Meu! Eu vou tirar uma foto com ele e vou poder dizer pra todo mundo que tenho uma foto junto com o cara daquele jornal da Globo”.

Seria esse um comportamento natural? Pode até ser. Mas, sem dúvida, essa é uma prova de que o ser humano é uma raça pífia, frívola e, por muitas vezes, superficial. Porque o que ficou no ar foi a impressão de que “o que vem de fora é bom simplesmente porque é de fora”.
Será que os estudantes do Rio ou de São Paulo, acostumado a ver as figuras públicas caminhando em ruas, shoppings e calçadões, teriam a mesma atitude? Fica a dúvida.

Marcadores:

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.