Google
 

14.6.08

Googleniana "Dia dos Namorados"

- Doodle do portal, no dia 12 de junho:



E, para complementar, segue um relato que comenta a história do Dia dos Namorados, retirado do Blog do Catatau (dica da Rafa).

Diz a Enciclopédia Católica que, na tradição cristã, vários mártires chamados Valentim possuem datas comemorativas. O dia 14 de fevereiro seria atribuído a pelo menos dois ou três deles.

O dia de São Valentim se associaria aos amantes por meio do legado de diversas festas pagãs (re-significadas pelo cristianismo), e a coincidência do 14 de fevereiro com determinados eventos da natureza relacionados à fertilidade.

É por isso que, no Brasil, comemora-se o mesmo dia de São Valentim 14 de fevereiro. Já o dia dos namorados, foi para 12 de junho, a partir da década de 50, atribuindo-se à mudança motivos curiosos:

A gênese da data não tem nada de romantismo. O período entre os dias das Mães e dos Pais era uma época fraca para o comércio. Mas tudo mudou com uma campanha publicitária criada por João Dória (pai do João Dória Jr., [criador de outras campanhas não tão felizes]), na época à frente da Agência Standard Propaganda, para a extinta loja Clipper em São Paulo.

A idéia foi aproveitar o dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Se o dia do santo, 13 de junho, era o dia do casamento, por que não fazer do dia 12 o dia do namoro?

Então João Dória criou para a loja o slogan “Não é só de beijos que se prova o amor”.

Não existe nenhum estudo sobre isso? A campanha foi tão boa que dura até hoje.

Marcadores:

4.6.08

Googleniana "Nas alturas"

- 29 de Maio (1953): A primeira vez que o homem venceu a montanha. A ascensão até o topo do Everest foi feita por uma expedição anglo-neozelandesa, dirigida por John Hunt. O pico foi alcançado em 29 de Maio por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.



- 04 de Junho: Primeiro vôo de balão.

"[...] o francês Joseph Michel e seu irmão Jacques Etienne Montgolfier construíram o primeiro balão que obteve resultados práticos. Em 5 de junho de 1783, em Annonay, França, encheram com fumaça de fogueiras de palha um balão de linho, com 32m de circunferência, que se elevou a uma altura de cerca de 300m, caindo dez minutos depois, à distância de 3km. Joseph Montgolfier repetiu sua experiência em 19 de setembro de 1783, perante o rei da França." Fonte: texto caçado no Google.




(O texto abaixo foi originalmente publicado por mim na comunidade da AAB no Orkut. Mas eu gostei bastante dele. Por isso, republico-o aqui.)

Hoje, conforme fala o nosso amigo Google, é o dia em que se comemora O PRIMEIRO VÔO DE BALÃO!E eu, como nobre entusiasta dessa sadia atividade, não poderia deixar passar a data em branco.

Fica aqui o registro e o meu cumprimento a todos os balonistas e a todos aqueles que acha que se amarrar em um monte de balões e sair voando por aí feito um rocambole enrolado em papel alumínio durante a passagem de um ciclone é uma boa idéia!!!

(Só espero que todas as Igrejas tranquem as portas hoje e mantenham seus pontífices do lado de dentro!)

Marcadores:

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.