Google
 

29.11.07

Brasileiro com Orgulho

Por mais incrível que possa parecer para alguns - e olha que para este que vos fala não há nada de absurdo nessa afirmação -, eu me orgulho de ser brasileiro. Mesmo com os problemas, com as dificuldades, com os escândalos vividos, sobretudo no campo político, ainda tenho esse sentimento reconfortante que me dá a certeza de ter nascido no melhor país do mundo.

E não há nada de ufanista nesse posicionamento. Tampouco ele advém de uma sensação meramente relacionada a algum triunfo esportivo nacional. Em sua essência, acredito que esse orgulho se origina da esperança e da vontade de fazer melhor. Esperança de que todos os problemas que ainda enfrentamos têm sim solução - uma solução que talvez não seja fácil de se encontrar, mas que nada tem de inatingível. E vontade de fazer melhor, de tomar parte desta evolução, de dar as mãos e ajudar neste crescimento - mesmo que seja fazendo uma pequena parte, olhando para um desconhecido na rua e dando bom dia, ou não gritando com qualquer pessoa no momento em que sentir a necessidade insuportável de ralhar; não importa de que jeito, o importante é querer fazer melhor.

Por isso não vejo com bons olhos - nem escuto com bons ouvidos - afirmações de pessoas que dizem que "aqui não dá mais pra viver. O Brasil é um lixo! Assim que tiver uma oportunidade, vou pra Europa construir minha vida". Sou politicamente correto - bah! -, por isso respeito esse tipo de pensamento, apesar de discordar completamente. Tudo bem que a vida lá fora seja repleta de atrativos - só não digo mais fácil porque acredito que "fácil" não seja um adjetivo apropriado à vida de qualquer pessoa, seja lá onde ela viva -, mas um total desligamento de suas raízes, que crie esse tipo de ressentimento e antipatia e provoque a prosaica vontade de ir viver em um lugar onde a vida pareça mais atrativa simplesmente por não gostar do jeito que as coisas estão, não me passa outra certeza a não ser a de um profundo derrotismo fagocitado. Uma pessoa sem base não se sustenta vida afora. Resta, nesses casos, a impressão de que a comodidade de baixar a cabeça, aceitar a situação e fugir é muito mais forte do que a vontade de lutar por um futuro melhor e ajudar a construir uma nação digna de seu povo.

Não escondo ser um daqueles que querem sair, conhecer outras terras, trabalhar arduamente em outro território. Mas não com a intenção de transmutar minha vida. Não ao ponto de renegar minhas origens.

Quero sair sim. Mas para um dia - logo, logo - ter o imenso prazer de voltar.

Marcadores:

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.