Google
 

15.5.08

Questionário para o TCC

Hoje peço licença a todos os leitores do Verb. Tratarei aqui de um serviço de utilidade pública-privada!

O questionário que segue é parte crucial para o meu Trabalho de Conclusão de Curso - a tão temida Monografia. Por isso, peço encarecidamente que todos os leitores que forem profissionais da área de comunicação (mais especificamente do setor de criação) tomem alguns minutos de seu tempo para respondê-lo (é só fazer um ctrl + c, ctrl + v para o corpo do e-mail).

Se você trabalha em alguma das agências as quais eu incomodei entrando em contato e pedindo pra responder o questionário, por favor, não se sinta envergonhado em fazê-lo!

Antes de terminar, vale lembrar: é também da compreensão, do auxílio e da paciência de todos você que depende o porre que eu vou tomar ao sair do paredão de fuzilamento por vezes também conhecido como "Banca Examinadora"!!!!!!

(As respostas podem ser enviadas para o e-mail drvvital@yahoo.com.br. Só peço para colocarem "Questionário - Verb" no campo "assunto", para que eu consiga me organizar um pouco, ok?)

A todos, meu muitíssimo obrigado!!!
-----------------

PESQUISA

Nome:

Cargo:

Agência:

1 – Quais os principais elementos ou critérios necessários para que uma campanha tenha sucesso?

2 – Enumere de 1 a 6 (sendo 1 o mais importante e 6 o menos importante) os fatores essenciais para que uma campanha obtenha sucesso:

( ) Criatividade

( ) Boa estética visual

( ) Clareza e objetividade na comunicação

( ) Conceito bem definido

( ) Adequação ao público-alvo

( ) Utilização de personalidades nas peças



3 – Em que medida os diferentes perfis de público influenciam na escolha da estratégia criativa a ser utilizada na criação das peças?

4 – É possível criar estratégias de comunicação eficientes que se utilizem de termos e expressões negativas como mote, slogan ou chamada?

5 – Você já se utilizou este tipo de elementos na composição de algum trabalho?

6 – Qual o procedimento adotado por você (ou por sua equipe) para a criação das campanhas? Quais os passos seguidos no momento de escolher a melhor forma de transmitir ao público a mensagem do cliente?

7 – Em seu Técnicas de Persuasão, Brown cita alguns esquemas básicos usados pela propaganda. Dentre os recursos abaixo, quais você utiliza/já utilizou? (Atribua valores de 0 a 2, sendo 0 para “nunca utilizou”, 1 para “já utilizou” e 2 para “utiliza com freqüência”):

( ) Estereótipos (a dona de casa, o sedutor, o mocinho)

( ) Apelo à autoridade (testemunhal, depoimentos)

( ) Afirmação e repetição

( ) Substituição de nomes (eufemismos, metáforas e demais figuras retóricas)

( ) Apelo à razão

( ) Criação de inimigos (detergentes contra a sujeira, aspiradores de pó contra ácaros)

( ) Negação e exceção

( ) Apelo à emoção

( ) Outro. Qual?___________________________

8 – Em relação às técnicas utilizadas pelas agências do Brasil, que tendência(s) é(são) vista(s) com maior freqüência no atual cenário publicitário?

9 – Em sua opinião, termos negativos podem ser utilizados como estratégia de persuasão nas campanhas?

10 – Cite uma campanha (ou peça) na qual esta estratégia tenha sido utilizada.

Marcadores:

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.