Google
 

24.4.08

Telepata de quatro patas

De uns tempos para cá tenho me tornado ainda mais cético em relação a certos supostos "fenômenos de paranormalidade". Ainda assim, esse é um experimento que me chamou a atenção. Sua intenção era comprovar - ou testar, não sei qual a terminologia que mais se adequa ao caso - se os cães são "telepatas", se eles podem "prever" - ou sentir, como preferirem - a hora em que seus donos vão chegar em casa.

Para isso, instalou-se uma microcâmera na sala de estar da casa da família de Tommy, um labrador. Com a microcâmera os cientistas procuravam registrar o comportamento do animal enquanto ele esperava o retorno de seus donos. Conforme constatou-se, durante todo o tempo de ausência da dona, Tommy fez aquilo que se esperaria de um cão: andou pela casa, brincou um pouco e dormiu muito. Até que, 10 minutos antes da dona chegar - precisamente o tempo que ela levou no caminho de volta para casa - o cachorro deitou no corredor que leva à garagem (seu local preferido na casa) e ali permaneceu parado, até que a dona retornasse. O contador de tempo da microcâmera permite inferir que o cachorro passou 87% do tempo esperando deitado no seu lugar de costume nos 10 minutos em que a dona voltava para casa e 0% do tempo esperando neste lugar no resto do dia.

Se isso comprova que a relação entre dono e animal é a tal ponto forte que se torna capaz de criar um vínculo telepático entre ambos eu não sei. Só tenho certeza de que esse companheirismo é uma das grandes razões que tornam o cão o melhor amigo do homem.


Marcadores:

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.