Google
 

20.3.06

Essa tal evolução

"As ondas longuíssimas da nossa história coincidem em boa parte com as sístoles e diástoles desse grande coração de gelo, transformando-as, criativamente, de catástrofes em oportunidades; graças a elas, os hominídios conseguiram impor a sua hegemonia sobre todas as demais espécies animais, inclusive aquelas que pertenciam à mesma ordem, isto é, a dos primatas. Enfim, o Homo sapiens prevaleceu sobre todos os demais hominídeos, de modo que hoje existem cerca de um milhão de espécies de insetos, 2.400 espécies de roedores, 900 espécies de morcegos, cinco espécies de rinocerontes, duas espécies de hipopótamos e duas espécies de elefantes. Mas somente uma espécie humana. "

" (...) pela primeira vez na história a cultura suplantava a natureza, imprimindo desta forma uma forte aceleração àquela marcha triunfante da potência humana, que atingiria limites extremos, tais como aproximar-se da eternidade, a ponto de quase alcançá-la com as biotecnologias, mas, paradoxalmente, avizinhar-se também da destruição do homem e de todo o planeta, com a energia nuclear."

(De "Criatividade e Grupos Criativos - Descoberta e Invenção", do sociólogo italiano Domenico de Masi.)

È... às vezes, quando observamos o mundo lá fora, somos obrigados a nos perguntar se a evolução realmente existiu, ou se ela representa mesmo um bem para a humanidade...
View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.