Googleniana "Dia dos Namorados"
E, para complementar, segue um relato que comenta a história do Dia dos Namorados, retirado do Blog do Catatau (dica da Rafa).
Diz a Enciclopédia Católica que, na tradição cristã, vários mártires chamados Valentim possuem datas comemorativas. O dia 14 de fevereiro seria atribuído a pelo menos dois ou três deles.
O dia de São Valentim se associaria aos amantes por meio do legado de diversas festas pagãs (re-significadas pelo cristianismo), e a coincidência do 14 de fevereiro com determinados eventos da natureza relacionados à fertilidade.
É por isso que, no Brasil, comemora-se o mesmo dia de São Valentim 14 de fevereiro. Já o dia dos namorados, foi para 12 de junho, a partir da década de 50, atribuindo-se à mudança motivos curiosos:
A gênese da data não tem nada de romantismo. O período entre os dias das Mães e dos Pais era uma época fraca para o comércio. Mas tudo mudou com uma campanha publicitária criada por João Dória (pai do João Dória Jr., [criador de outras campanhas não tão felizes]), na época à frente da Agência Standard Propaganda, para a extinta loja Clipper em São Paulo.
A idéia foi aproveitar o dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Se o dia do santo, 13 de junho, era o dia do casamento, por que não fazer do dia 12 o dia do namoro?
Então João Dória criou para a loja o slogan “Não é só de beijos que se prova o amor”.
Não existe nenhum estudo sobre isso? A campanha foi tão boa que dura até hoje.
Marcadores: googleniana