Google
 

1.4.06

1º de Abril

Assim como todas as datas de comemorações folclóricas, também o Dia da Mentira tem várias versões para explicar seu início. A explicação mais aceita, conforme o "Dicionário de Folclore para Estudantes", do escritor Mário Souto Maior, afirma que tudo teria começado quando o rei Carlos IX, da França, resolveu adotar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, comumente celebrado numa festa que durava 1 semana, entre 25 de março e 1º de Abril (começo da primavera na Europa).

De acordo com o novo calendário, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro a partir do ano de 1564. Alguns franceses ficaram tão irritados com a mudança que continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para tirar sarro com a cara desses revoltados, alguns compatriotas lhes mandavam presentinhos e convites para festas que não existiam. Desde então essa data ficou conhecida como o Dia da Mentira.

Duzentos anos depois esse costume se espalhou para a Inglaterra e depois para o mundo. Tanto que até hoje os britânico costumam chamar de noodle (pateta), a pessoa que, sem perceber, acredita nas mentiras de 1º de abril. Na França, são chamados de poisson d´avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); e, nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).

(Uma curiosidade: a expressão "peixe de abril" dos franceses diz respeito à grande quantidade de peixes nos meses de abril, quando é início da primavera e fica fácil pegá-los com anzol.)
View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.