Google
 

29.3.06

O (nosso) "Astronauta de Mármore"

"A lua inteira agora é um manto negro/ O fim das vozes no meu rádio/ São quatro ciclos no escuro deserto do céu/ (...) / Sempre estar lá/ E ver ele voltar/ O tolo teme a noite/ Como a noite vai temer o fogo/ Vou chorar sem medo/ Vou lembrar do tempo/ De onde eu via o mundo azul (...)"

Com esses versos, na década de 80, o grupo paulista Nenhum de Nós estourava nas paradas, ocupando em definito um lugar de destaques na lista dos grandes músicos do cenário nacional.

Hoje, passadas quase 2 décadas do lançamento desta canção, os olhos e o interesse de todos os brasileiros voltam-se novamente para o espaço. Às 23h30 do dia 29 de março de 2006 (horário de Brasília), o cosmonauta Marcos Pontes será o primeiro brasileiro a viajar para o espaço. Pontes partirá a bordo da nave russa Soyuz, que será lançada da base de Baikonur, no Cazaquistão. Apertados com ele dentro da cápsula estarão o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que substituirão a atual tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). Pontes ficará oito dias na ISS. Na bagagem, estarão oito experimentos científicos brasileiros, que ele deverá executar durante a estada no espaço.

A viagem, batizada de "Missão Centenário" em homenagem aos cem anos do primeiro vôo de Santos Dumont, é fruto de calorosas discussões e vem sendo questionada por certos segmentos da comunidade científica brasileira devido aos US$ 10 milhões pagos à Agência Espacial Russa. Muitos cientistas dizem que esse dinheiro seria melhor aplicado em programas de desenvolvimento tecnológicos no Brasil, e que os 8 experimentos a serem realizados pelo astronauta não compensam nem de longe o custo dessa missão.

Mas, independentemente de toda a discussão, a certeza é que hoje o Brasil alçará - literalmente - o vôo mais alto de sua história. Só nos resta torcer para que tudo corra bem e que, num futuro não tão distante, essa conquista possa trazer muitos avanços e benefícios, não só para nossa comunidade científica, mas para todo o povo brasileiro.

Boa viagem!


Clique aqui para acompanhar ao vivo a contagem regressiva para o lançamento da nave Soyuz.

(Contribuição para este artigo: Agência Espacial Brasileira - AEB)
View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.