Google
 

22.5.06

As peripécias do Sr. Orkut (ou "Meu EU já não me pertence")

Existe um novo fênomeno que vem recrutando cada vez mais adeptos ao redor do mundo com seu "efeito bola de neve": a perda de identidade! Esse movimento, facilmente extendido a qualquer pessoa que tenha um computador conectado na internet, não é difícil de ser percebebido.

Tudo começa num dia normal. Você liga o computador, conecta-se na internet, entra nas páginas do Orkut (por si só um outro fenômeno de audiência!) e, quando menos espera, assim mesmo de repente, percebe que sua caixa de mensagens está cheia de recados de seus conhecidos, todos eles dizendo praticamente a mesma coisa, comentado sobre as fotos daquela festa que não conseguiram ver, sobre um novo site, uma promoção imperdível ou até mesmo falando sobre os vírus que você anda espalhando por aí. "Vírus que eu ando espalhando por aí?" - você se pergunta. E nesse momento você se dá conta que, sem querer, já entrou para o intricado sistema organizacional desse movimento.

No início é a surpresa. Depois, as coisas começam a fazer mais sentido. Por último, só o que resta é a indignação e a certeza de que seus dedos ainda terão que digitar muitos pedidos de desculpa (todos eles pedindo remissão por algo que você nem sabia ter feito).

Qualquer pessoa que tenha uma vida virtual, por mais recata que seja, corre o risco de se ver envolvida nesse fenômeno. "E não há nada a ser feito para evitar esse perigo?" - perguntam alguns. Sim! Existem várias medidas que podem ser tomadas. No entanto, muito provavelmente as medidas tomadas hoje não serão suficientes para garantir sua segurança amanhã. Porque a vida está cheia de indivíduos mal intencionados e invejosos, todos eles dispostos a tudo por uma chance de assumir sua identidade para disseminar as idéias deles através de sua boca.

É claro que em situações como esta, nosso orgulho agradece! (Até porque, de uma forma até meio sádica, certamente todos ficamos contentes por saber que, em algum lugar, existe alguém cujo sonho é se tornar essa pessoa que somos!)

No mais, o jeito é aproveitar o ano de Copa do Mundo e tocar a bola pra frente...

P.S.: Durante a última semana o Sr. Orkut nos pregou essa peça. Por isso, enquanto ainda nos esforçamos para enviar todos os pedidos de desculpas que devemos, vale deixar aqui um registro: se algum dia o Verberróide começar a tratar de assuntos tão importantes como a reprodução das lesmas albinas do Triângulo das Bermudas num ambiente artificial de micro-intensidade desenvolvido por pesquisadores mancos da América do Sul em detrimento aos avanços tecnológicos do Primeiro Mundo, ou se algum dia falarmos qualquer coisa boa em relação ao Clube de Regatas Vasco da Gama, vocês podem ter certeza: também aqui nossa identidade foi perdida!

Marcadores:

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.