Google
 

23.5.06

Algumas coisas nunca mudam

O tempo passa, o mundo dá voltas, a vida se transforma, mas certas coisas continuam sempre as mesmas. Elas podem até permanecer latentes por algum tempo, assim escondidas dentro de nós, mas nem por isso deixam de existir.

As paixões, em geral, são assim. Quando acontecem, são intensas. De tão intensas, elas terminam. Até o momento em que elas voltam a despertar, provando não terem terminado, mas sim entrado em um período de dormência. Não me refiro aqui às paixões que têm outra pessoa como foco. Não, não. Essas obedecem uma mecânica completamente diferente - tanto que até hoje ninguém foi capaz de explicar de forma pontual como ela se dá.

As paixões a que me refiro são essas paixões mais inocentes, aquelas que têm muito mais a ver com uma época da nossa vida do que com outras pessoas. Colecionar figurinhas de chicletes, tampinhas de refrigerante, cartões telefônicos, tomar banho de chuva (sem se preocupar com as conseqüências), aproveitar um fim de semana jogando video-game na sala, enterrado debaixo de uma montanha de cobertores. São tantas as paixões - tão comuns na infância - esquecidas com o passar do tempo que não é de se espantar o fato de, vez ou outra, redescobrirmos algumas delas assim por acaso. Neste ano, certamente, muitas pessoas redescobrirão uma antiga paixão, deixando-se levar pela alegria de um conhecido passatempo: o álbum de figurinhas.

Há quem considere álbum de figurinhas coisa de crianças. Esses têm toda razão! Os álbuns, com seu aspecto de brincadeira, ensinam muito para os pequenos. Ensinam a como ser um bom negociador, ensinam a ter organização, ensinam a criar e respeitar limites (a compra de figurinhas pode se tornar um vício caso não se crie limites!), além de trazer conhecimento e cultura às crianças (exemplo? De que outra forma uma criança de seus 8, 9 anos poderiam aprender a falar "Brasil" em 5 línguas diferentes e conhecer cidades da Alemanha a não ser através das páginas coloridas de um álbum de figurinhas da Copa do Mundo???).

Ainda assim, talvez seja mais para os adultos do que para as crianças que esses álbuns tenham maior importância. Porque, para quem já cresceu, esses livrinhos coloridos representam a possibilidade de voltar a ser criança, revivendo uma paixão que em outros tempos já foi mais forte do que tudo.

- Também entrei nessa onda. Meu álbum vai bem, obrigado! Quem se interessar em fazer o escambo de figurinhas, entre em contato. Afinal, todo esforço é pouco para completar esta que será, independentemente dos resultados, uma ótima lembrança do Mundial da Alemanha! -

Marcadores:

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.