Google
 

13.2.06

Um Doce Perfume


Entreter, distrair, comover, emocionar... são várias as lacunas que a arte cinematográfica procura preencher. E, desde que o cinema nasceu, poucos filmes conseguiram preencher esse espaço de forma tão sublime e perfeita quanto "Perfume de Mulher" o fez.

Refilmagem (da obra de Dino Risi) produzida em 1992, Perfume de Mulher conta a história da amizade entre o Ten. Cel. Frank Slade (Al Pacino), um militar que ficou cego, e o jovem estudante Charlie Simms (Chris O`Donnel). Precisando de dinheiro para visitar os pais, Charlie é contratado pelo Tenente para ser sua companhia enquanto sua sobrinha viaja. Slade arrasta seu "pupilo" para Nova York, onde pretende passar um final de semana inesquecível e aproveitar cada minuto da sua vida antes de tirar sua própria vida. Durante essa viagem, a amizade criada entre os dois aos poucos vai permitindo que o sisudo militar esqueça, mesmo por alguns momentos, sua amarga infelicidade.

Um drama de essência, Perfume de Mulher explora com maestria temas como solidão, esperança e amizade. A narrativa desenvolta e os personagens bem construídos, profundos - sem no entanto tornarem-se maçantes -, ajudam a criar um clima cativante, capaz de prender a atenção e a emoção do público do começo ao fim de seus 156 minutos de duração.

Há, contudo, 2 pontos que merecem especial atenção no conjunto da obra:

O primeiro, sem sombra de dúvida, é a magistral atuação de Al Pacino - a qual merecidamente lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator. No papel do Tenente, Pacino transmite todo o ressentimento e a amargura de alguém que, não obstante a perda da visão, deixa-se dominar também por uma triste "cegueira de sentimentos".

O segundo ponto é a trilha sonora. Eternos clássicos de beleza indiscutível, como o sensual tango "Por una Cabeza", de Carlos Gardel, deixam de fazer parte do pano de fundo e passam a contracenar ao lado de Pacino como personagens principais nas cenas mais memoráveis e emocionantes do filme (a exemplo: o tango que o Tenente dança em um restaurante, numa das principais cenas da película - sensual, apaixonado, sutil, poético, sublime... inesquecível!).

Se algo mais de relevante ainda tivesse que ser dito sobre esta obra, seria simplesmente que Perfume de Mulher é, acima de tudo, uma obra criada não para ser discutida, mas para ser sentida...

Assim como os melhores perfumes.

* Clique aqui para ver a Ficha Técnica do filme.

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.