Google
 

11.4.06

O fim do Poderoso Chefão

A polícia e a Justiça italianas estão em festa. E não é para menos: afinal, depois de 42 anos, o capo mais procurado do país caiu. Bernardo Provenzano, o grande chefão da "Cosa Nostra" (a máfia siciliana), foi preso nos arredores de sua cidade natal, Corleone - conhecida como a capital da organização criminosa italiana.

Essa cidade parece conhecida? O nome, ao menos, não é estranho... De fato, grandes são as chances de você já tê-la visto na tela dos cinemas ou nas páginas de um livro.

A familiaridade se explica: Bernardo Provenzano - não por acaso - foi a fonte de inspiração para o livro "O Poderoso Chefão", de Mario Puzo - que, posteriormente, transformou-se numa das trilogias mais bem sucedidas do cinema mundial (quem sabe, você ainda se lembre da atuação impagável de Marlon Brando na pele de Don Vito Corleone, chefe de uma família de mafiosos de Nova York; ou então do ainda jovem Al Pacino na pele de Michael Corleone).

No país que apresentou a máfia glamourizada ao mundo, o fim dessa perseguição de mais de 4 décadas não poderia mesmo acontecer de forma menos digna das telas de cinema: ao ser pego pela polícia, em uma casa de campo, sentado à mesa com uma máquina de escrever, il capo della Cosa Nostra confirmou: “Sim, sou Bernardo Provenzano”.

Um final sereno, tranqüilo, sem estardalhaço... Assim como a festa que a polícia faz por ter finalmente prendido o verdadeiro Poderoso Chefão.
View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.