Google
 

8.4.06

Publicidade no melhor estilo inglês (Parte 2)

Os vídeos a seguir são da agência AMVBBDO, de Londres. São 4 filmes distintos, pertencentes a campanhas também diversas:

1 - Campanha criada para as páginas amarelas. Os filmes mostram um homem que se vê em apuros e sempre se salva em cima da hora graças às páginas amarelas.

Neste primeiro filme, o tio resolve cortar por conta própria o cabelo da sobrinha. O resultado, obviamente, é desastroso. Depois de inventar uma desculpa para a mãe da menina - que se assusta ao ver o resultado do pretenso "salão de beleza" -, o homem consulta as páginas amarelas em busca de um salão que possa remediar o estrago. O ponto forte deste filme é o humor pomposo e inteligente com o qual é temperado (impossível não rir na cena final com o homem gritando para a recepcionista do salão: "Eu sei que esse corte de cabelo não tem nada a ver com vocês, mas minha irmã está lá fora e eu quero que ela pense que foram vocês. Então você conserta isso e eu pago o dobro. Vocês são pessoas muito, muito boas!").

Talvez uma das razões para essa campanha ter caído no gosto popular seja o cuidado que os criativos tiveram de linkar um filme ao outro. Por exemplo, no próximo filme da série, o mesmo homem tenta arrumar o computador quando a sobrinha chega e começa a dar dicas, como se ela fosse "a" entendida. Aí então ele olha pra ela e pergunta: "E você quer um outro corte de cabelo?".


2 - Filme de uma campanha de conscientização. Fala sobre os perigos do excesso de velocidade. É uma peça impactante, tanto no visual quanto no conteúdo da mensagem: "Se você me atingir a 40 milhas por hora, há uma chance de 80% de que eu morra. Se me atingir a 30, é uma chance de 80% de que eu viva". Linguagem direta, precisa, sem rodeios.


3 - Filme feito para a cerveja Guinness. É uma bela peça, totalmente conceitual, que tem a sua força nos aspectos técnicos de produção/edição. A fotografia também merece destaque. Este é um dos típicos vídeos que, se não fosse o conteúdo publicitário, poderia muito bem se enquadrar no âmbito artístico dos filmes feitos para o cinema.

4 - Comercial de um programa do canal BBC Two. Uma das melhores abordagens já feitas sobre o nazismo em um comercial de TV. "Eu arrumei a sala de reuniões. Eu marquei a hora. Eu imprimi o roteiro. Eu desenhei a planta... Eu cavei as fundações... Eu abri as portas... Eu fechei a porta...". Mostrando a participação de várias pessoas no massacre de milhões de judeus durante o regime nazista, o vídeo encerra dizendo: "1.100.000 pessoas morreram em Auschwitz. 1.000.000 delas eram judeus. Mas essas mortes não foram simplesmente trabalho de alguns nazistas radicais. Um assassinato dessas proporções exige a participação de milhares de pessoas. Essa nova série explica como isso foi possível ". Vale a pena conferir!

Marcadores: ,

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.