Google
 

29.4.06

Vende-se beijo

Existe uma linguagem universal? Talvez não. Provavelmente o mais perto que se chegue desse "idioma único" é o sânscrito - língua clássica da Índia Antiga que influenciou praticamente todos os idiomas ocidentais. Existem, no entanto, várias formas não-verbais de se fazer compreender (a linguagem corporal, por exemplo: um sorriso no Peru quer dizer a mesma coisa do que um sorriso na Austrália).

Além destas formas não verbais, existem também as "formas conceituais". Basicamente este formato de comunicação segue o seguinte preceito: se eu quero dizer algo e me fazer entender em todos os lugares, tudo o que tenho que fazer é encontrar um modo conceitual de transmitir essa mensagem.

Essa é, simplificadamente, a fórmula de comunicação adotada por marcas multinacionais para a publicidade global de seus produtos. Um comercial veiculado na Argentina, por exemplo, muitas vezes é idêntico a um comercial veiculado no Brasil, que por sua vez não muda uma vírgula em relação a um comercial veiculado na Europa (respeitadas, em cada um dos casos, as diferenças lingüísticas).

E é exatamente nesse modelo de "comunicação conceitual" que se enquadra esse filme da campanha worldwide do Mercado Livre (filme, aliás, que está fazendo o maior sucesso aqui no Brasil - da mesma forma que acontece nos países de língua hispânica nos quais ele é veiculado).


(Clique na imagem para ver o vídeo na sua versão original)

Marcadores: ,

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.