Ver a vida por um outro ângulo
Essa lição - que agora volta a figurar na mídia, com nova roupagem e visão mais mercadológica, lapidada pelo gênio dos criativos de um mundo ávido por novidades - serve também de base para estas duas excelentes campanhas:
1. "Transparente"
Vencedor do Grand Prix na categoria "Filme" no FIAP (Festival Ibero-Americano de Publicidade) 2006, este vídeo tem um conceito inovador: ele mostra a cidade de Madrid vista por debaixo de um "solo transparente".
Criado pela Contrapunto para o Metrô de Madrid, o anúncio diz: "There is a place in Madrid where you can move without limits" (Existe um lugar em Madrid onde você pode se mover sem limites).
Não é a toa que esse vídeo é considerado forte candidato ao título máximo no Festival de Cannes, que vem aí. Além do prêmio no FIAP, a peça também já conquistou Bronze no Eurobest 2005, Ouro no Epica 2005 e Ouro no Festival de Nova York 2006.
2. Deficiência vista de outra forma
Com uma idéia criativa que chega a ser inacreditavelmente simples, essa campanha da Euro RSCG francesa mostra como seria a vida das pessoas não portadoras de deficiências, caso as cidades fossem inteiramente adaptadas para o conforto e praticidade destes cidadãos.
Uma ótima sacada essa "inversão de papéis", que submete as pessoas ditas "normais" às dificuldades enfrentadas diariamente por milhares de deficientes físicos devido à falta de preparo e à precariedade da infra-estrutura de nossas malhas urbanas.
Marcadores: publicidade, VT
<< Home