Google
 

13.4.06

Um lindo (e perfeito) epitáfio!

"Hurt". Esta é uma daquelas canções que nos deixam sem palavras. Até mesmo para defini-la é complicado. Seria óbvio dizer que ela é profunda, contundente, emocionante (e qualquer outro termo que se encaixe nesse sentido).

Composta originalmente em 1994 por Trent Reznor, do grupo Nine Inch Nail (NIN), "Hurt" conta de forma própria e introspectiva a sofrida relação de seu autor com as drogas. A veracidade com que os versos retratam sua realidade talvez seja a responsável pelo sucesso da canção - considerada por muitos a melhor composição de Reznor.

Anos mais tarde, "Hurt" atingiu - na modesta opinião de um mero fã da boa música - seu apogeu, interpretada pelo ídolo country Johnny Cash - cuja vida é narrada no filme "Johnny & June" ("Walk the Line"), que rendeu o Oscar de melhor atriz a Reese Witherspoon. O tom entristecido de Cash - já um senhor de longa vida vivida - deu uma nova perspectiva à letra. Como se não bastasse, o multi-premiado diretor Mark Romanek fez um trabalho exemplar, dando vida a um dos videoclipes mais emotivos já criados. Nesse vídeo, Johnny Cash aparece sorumbático na sala de sua casa, cantando, relembrando sua vida, seus momentos felizes, as tristezas, seus erros. A fotografia é maravilhosa - o jogo de luzes dá ao ambiente um clima ainda mais profundo. A sequência das cenas, da mesma forma, sensacional - atenção especial para a cena do vinho sendo derramado.

Mas, apesar de seu caráter sentimental, há um outro fator que faz desse vídeo uma peça única: a mulher de Cash, a também cantora country June Carter (co-protagonista do vídeo), faleceu dois meses após o término das filmages, aos 73 anos, em 2003. Johnny Cash, a lenda country, faleceu 4 meses após sua esposa, aos 71 anos, em setembro de 2003 - fato que, inesperadamente, transformou este último trabalho do cantor em um documento biográfico de valor inestimável.

Ver vídeo "Hurt" - Nine Inch Nail

Ver vídeo "Hurt" - Johnny Cash

Ver documentário sobre o videoclipe de Johnny Cash (em inglês)


(Meu "muito obrigado" a uma grande amiga e assídua leitora que, mesmo sem saber, criou o título exato para esse post: Pri, espero que você não se importe!!!)

Marcadores: , ,

View Guestbook Sign Guestbook WWF-Brasil. Cuidando do ambiente onde o bicho vive. O bicho-homem.